Newsletter #5
Maio 2020
header
Editorial


Estamos de volta. Em tempo especial, de desafios, incertezas e muitas mudanças, é incontornável trazer a COVID-19 a este editorial. Como em tudo na vida, podemos ver o copo meio cheio ou meio vazio. Obviamente que os riscos que enfrentamos são muito elevados, que os danos imediatos na sociedade e na economia serão pesados. De algum modo estamos perante um mecanismo de autorregulação do nosso planeta. Saibamos aproveitar as oportunidades. 

  • A oportunidade de vivermos momentos de família que de outro modo não ocorreriam.
  • A oportunidade de modernizar os nossos métodos de trabalho
  • A oportunidade de praticar solidariedade das mais variadas maneiras
  • A oportunidade de repensarmos o que queremos que o mundo seja, e do nosso papel na construção de um planeta terra verdadeiramente sustentável
  • A oportunidade de inovar Ler mais
Ciência
Life Impetus
O projeto EW-Coast - Sistema de alerta a riscos costeiros induzidos por tempestades pretende desenvolver, testar e validar a operacionalidade de um sistema de previsão e alerta para eventos de risco de galgamento, inundação e erosão em zonas costeiras. O projeto é coordenado pela Universidade do Algarve em parceria com o LNEC.Saber mais
Inovação
O projeto RESCCUE

O projeto H2020 RESCCUE “RESilience to cope with Climate Change in Urban arEas - a multisectorial approach focusing on water”(http://www.resccue.eu/) visa avaliar a resiliência atual e futura das cidades, face às alterações climáticas, através de uma abordagem multi-setorial com foco na água. Pretende, assim, apoiar as cidades para se tornarem mais resilientes, dado que os eventos relacionados com o clima podem afetar os serviços estratégicos da cidade.
Avaliar a resiliência atual e futura constitui a base para as cidades saberem onde se posicionam, apoiar decisões sobre estratégias, ações e medidas a adotar e contribuir para o desenvolvimento de planos de ação para a resiliência. O NES desenvolveu um sistema de avaliação de resiliência e Planos de Ação para a Resiliência e, em parceria com o GTI, uma aplicação web que facilita o diagnóstico, a avaliação de alternativas e do progresso.. Saber mais

 
Consultoria
Estudo do Leque aluvionar da Baía do Funchal

Estudo do Leque aluvionar da Baía do Funchal – Modelação física tridimensional das infraestruturas e área de operação portuária.
O estudo em modelo físico reduzido tridimensional do Porto do Funchal foi realizado com vista a caracterizar as condições atuais e a avaliar a eficácia de diversas soluções na melhoria dessas condições, bem como o aumento da capacidade de resposta portuária. No estudo foram avaliados (i) as condições de tranquilidade portuária; (ii) as subpressões instaladas no cais 8 do porto; (iii) as condições de galgamento e (iv) o impacto do escoamento fluvial das ribeiras São João, Santa Luzia e João Gomes. Saber mais

O DHA na sociedade
O DHA na sociedade
Em março de 2020 o LNEC lançou um Desafio a 7 escolas da Lezíria do Tejo, promovendo a responsabilidade social, divulgando o projeto H2020 BINGO e a necessidade de boas práticas na utilização da água para a adaptação às alterações climáticas. Na sessão de lançamento, no Teatro Sá da Bandeira (Santarém) foi pedido aos estudantes uma reflexão sobre: “A Ciência pode ajudar a Sociedade?” A situação de pandemia que todos vivemos responde cabalmente a esta questão. Demonstra ainda a importância da sociedade estar disponível para ouvir os investigadores, integrar novos conhecimentos e mudar formas de estar e agir.
  Breves

No projeto UBEST foi desenvolvido um observatório inovador para a
monitorização e previsão da qualidade da água em sistemas estuarinos e costeiros.    

 

OPENCoastS integrado no marketplace da EOSC e nos casos de uso do CMEMS
O serviço OPENCoasts, que permite criar sistemas de previsão em tempo real a pedido, foi integrado no portfolio de serviços da European Open Science Cloud - EOSC. Foi ainda selecionado entre os casos de uso dos produtos CMEMS na categoria Monitoring.    

     

Saiu o folheto do projeto jUMP - Ação conjunta para a monitorização do ruído submarino em águas portuguesas. Consulte-o aqui.   

 

No âmbito da iEQTA (Iniciativa em Energia, Qualidade e Tratamento de Água) o DHA tem dado apoio às entidades que enfrentam desafios específicos colocados pelo atual contexto de pandemia pelo vírus COVID-19.