Newsletter #2
Fevereiro 2019
header

EDITORIAL
No período que decorreu desde a Newsletter #1, muito trabalho foi feito: novos estudos por contrato, propostas de investigação nacionais e europeias em elaboração, resultados muito interessantes de estudos em curso nos diversos domínios. Porém, neste editorial permito-me destacar um aspeto distinto: os nossos jovens.

Faz parte do nosso ADN acolher jovens em formação no domínio da água e ambiente, em diversos níveis de maturidade, cobrindo um leque alargado de disciplinas científicas. Entram, estão connosco por períodos que podem ir de um mês a vários anos, e na sua maioria seguem a sua vida profissional externamente ao LNEC. Porém, raramente despem a camisola, constituindo uma diáspora de valor imenso, que muito prezamos. Enquanto estão connosco, são a essência do nosso dinamismo: são eles os principais agentes de inovação, com as suas teses de mestrado e de doutoramento, com as suas ideais fora da caixa. São também frequentemente eles que desafiam os mais velhos a inovar. São eles que trazem uma animação e jovialidade contagiantes. É assim que deve acontecer em qualquer boa casa de investigação. Temos de rejuvenescer os nossos quadros captando os melhores jovens. Em simultâneo, temos de incentivar este dinamismo de gente que entra e sai, aprendendo, criando valores, mas deixando também muito de si própria. Ler mais

Ciência
imagem OPENCoastS
OPENCoastS: Previsão em tempo real a pedido em zonas costeiras
Serviço para criar, a pedido, sistemas de previsão de circulação para zonas costeiras selecionadas e mantê-los em funcionamento operacional para o período definido pelo utilizador.
Saber mais
Inovação
projeto H2020 BINGO
O projeto H2020 BINGO: Bringing INnovation to onGOing water management - a better future under climate change visa reduzir a incerteza das previsões climáticas de curto prazo e desenvolver estratégias e medidas de adaptação. Estão a ser desenvolvidas ferramentas para permitir lidar melhor com as secas e inundações que se anteveem devido às alterações climáticas. Todos os dados produzidos pelo BINGO são de acesso aberto.
Saber mais
 
Consultoria
Modelação numérica de propagação de ondas na vizinhança do porto e do impacto do prolongamento do molhe
Estudos em Modelo Físico e Numérico do Prolongamento do Quebra-mar Exterior do Porto de Leixões
Com vista a estudar a melhor solução para o prolongamento do quebra-mar exterior do porto de Leixões e de modo a aumentar as condições de abrigo que permitam a entrada de navios porta-contentores de até 300 m de comprimento, foram analisadas as condições de agitação marítima no canal de acesso ao porto, com recurso à modelação numérica da propagação de ondas, para a situação atual e para 6 alternativas de prolongamento.
Saber mais
O DHA na sociedade
Projeto ECH2O-AGUA
Investigadores do DHA participam no projeto “ECH2O-AGUA”, recentemente lançado e com a duração de 18 meses. O projeto, coordenado pela APRH e co-financiado pela União Europeia e pelo Camões I.P, no âmbito do Projeto NoPlanetB-AMI, irá ao terreno promover junto da população a adoção de práticas de uso mais eficiente da água.
Saber mais
  Breves

Prémio Engª Cruz e Azevedo, pela Associação Portuguesa de Análise Experimental de Tensões (APAET).

Os autores André Ramos, Juana Fortes e Liliana Pinheiro receberam, em novembro de 2018, o prémio Engª Cruz e Azevedo, pela Associação Portuguesa de Análise Experimental de Tensões (APAET), que distinguiu, em 2017, o artigo considerado de maior mérito científico e técnico na Revista Mecânica Experimental, com o artigo "Ensaios em Modelo Físico de Agitação Marítima em Redor de um Navio Livre".

 

Conferência ECCA - European Climate Change Adaptation.
Centro Cultural de Belém (CCB) de 28 a 31 de maio de 2019, Lisboa 
   conferencia ecca european climate change adaptation

     
O LNEC abriu as portas dos seus pavilhões de Hidráulica Marítima e de Fluvial, tendo recebido num sábado de manhã vários visitantes que tiveram oportunidade de ouvir explicações sobre a actividade do DHA, em particular a modelação física.     ligação  

No âmbito das comemorações dos 70 anos do DHA, o LNEC deu a conhecer ao público objetos que testemunham este extenso percurso científico e técnico no domínio da hidráulica e recursos hídricos, integrando ainda a vertente ambiental. Esta exposição esteve aberta de setembro a novembro de 2018.    ligação