Newsletter #3
Agosto 2019
header

EDITORIAL
A newsletter do LNEC sobre Água e Ambiente começa a ganhar bases. O tempo passou a correr e já vamos na terceira edição. Com ela pretendemos manter-vos a par de exemplos das nossas atividades em curso ou recentemente concluídas.

Neste editorial dou-vos nota das reflexões que estamos a iniciar no LNEC sobre a estratégia de investigação para os próximos anos.

Desde há muito que temos planos estratégicos de investigação plurianuais (a vigência nem sempre tem sido a mesma). O que está em curso termina em 2020. É assim tempo de identificarmos necessidades, tendências, barreiras e oportunidades para desenharmos o próximo ciclo. Vamos querer ouvir com toda a atenção os nossos parceiros, desde representantes dos órgãos da Administração, aos nossos colegas investigadores e académicos de outras organizações e aos utilizadores diretos do nosso trabalho, com destaque para os nossos clientes. A seu tempo receberão mais informação sobre a agenda de eventos de auscultação e discussão que vamos promover. Teremos assim muitas oportunidades de interação. Neste editorial deixo, porém, algumas ideais iniciais, centradas na Hidráulica e Ambiente e nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) promovidos pelas Nações Unidas.

Ler mais

Ciência
imagem mosaic
O projeto MOSAIC.pt visa desenvolver um quadro de referência inovador de apoio à gestão do risco de inundação na zona costeira, integrando modelos de previsão e monitorização em tempo real das variáveis relevantes do processo de inundação, e tendo em conta a vulnerabilidade do território. O projeto contribuirá com metodologias inovadoras de apoio ao planeamento e resposta à emergência, e que promovem comunidades mais seguras e resilientes, em linha com as principais estratégicas nacionais e regionais e no cumprimento das prioridades definidas no Quadro para a Redução do Risco de Desastre de Sendai (2015-2030).
Saber mais
Inovação
projeto wadi
O projeto WADI pretende desenvolver um serviço aéreo de deteção de fugas de água, para deteção precoce em redes de distribuição de água fora das áreas urbanas, minimizando assim o impacto nos consumos de água e energia. Este serviço consiste na utilização acoplada de dispositivos óticos de monitorização remota, instalados em plataformas aéreas (aviões e drones). O LNEC está a desenvolver o sistema de confiabilidade do serviço WADI, com base no processamento de imagens SENTINEL, que visa dar garantia de qualidade à informação obtida pelos aviões e drones.
Saber mais
 
Consultoria
Estudos Hidrogeológicos e de Modelação Numérica dos Aquíferos de Quatro Bacias Sedimentares do Estado de Pernambuco (Brasil)
Estudos Hidrogeológicos e de Modelação Numérica dos Aquíferos de Quatro Bacias Sedimentares do Estado de Pernambuco (Brasil)
Objetivo principal o conhecimento do comportamento hidrogeológico dos aquíferos que ocorrem nas bacias sedimentares de Betânia, Mirandiba, Carnaubeira da Penha e Cedro, localizadas no interior do Estado de Pernambuco, e o estabelecimento das suas condições de exploração e de gestão. Este projeto foi executado em consórcio sendo o DHA/LNEC responsável pela modelação numérica dos aquíferos das quatro bacias sedimentares, análise da informação hidrogeoquímica e de isótopos, e pela realização de uma base de dados com a informação recolhida no âmbito do projeto.
Saber mais
O DHA na sociedade
O BINGO Fala do Tejo
“O BINGO Fala do Tejo” decorreu no sábado, 23 de Março, no Parque de Merendas e Praia Fluvial de Valada, como comemoração do dia mundial da água. Organizado pela equipa portuguesa do projeto BINGO (LNEC, EPAL, CIMLT e DGADR) e co-promovido pela CM do Cartaxo, este evento proporcionou diversas actividades ao longo do dia, entre elas, visitas guiadas à ETA de Vale da Pedra e captação de Valada do Tejo, música, conversas, jogos e prémios. Os cerca de 80 participantes - miúdos a seniores - entusiasmaram-se e aprenderam sobre a produção da “água da torneira” bem como a importância do rio e da adaptação às alterações climáticas, tanto no Tejo como no Mundo.
Saber mais
  Breves

Destaca-se o sucesso do DHA na angariação de projetos financiados pelo FUNDO AZUL: o projeto jUMP visa implementar medidas de base para promover a discussão sobre o ruído subaquático e o seu impacto no ambiente marinho e desenvolver ferramentas para apoiar a aplicação do descritor 11 da Diretiva-Quadro Estratégia Marinha, e o BlueSafePort - Sistema de segurança para navios em manobra e amarrados em portos, que visa desenvolver um sistema de previsão dos riscos da agitação marítima na segurança da navegação e das manobras de atracagem e da amarração de navios aos cais portuários. O caso de estudo é o Porto de Sines.

 

A ECCA 2019 - Conferência europeia de adaptação às alterações climáticas ocorreu em Maio passado no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. O evento, com 580 apresentações, juntou 1.200 investigadores, políticos e empresários. Este encontro foi a maior edição desta conferência bienal, que se realizou pela primeira vez num país do sul da Europa. O evento teve como dois dos seus organizadores os projetos H2020 BINGO http://www.projectbingo.eu/, que o LNEC coordena, e o RESCCUE http://www.resccue.eu/, no qual o LNEC participa.
Pode aceder ao livro da conferência aqui https://www.ecca2019.eu/about-ecca/.

     

Curso, Obras marítimas e portuárias • 25 a 29 de novembro de 2019 • Centro de Congressos do LNEC • Lisboa

No sentido de uma maior divulgação do conhecimento técnico-científico neste domínio, o Núcleo de Portos e Estruturas Marítimas do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) organiza o presente curso em Obras Marítimas e Portuárias, que contribuirá para a consolidação de conhecimentos da comunidade técnico-científica nacional.    Curso, Obras marítimas e portuárias 25 a 29 de novembro de 2019

 

A reunião final do projeto H2020 BINGO (Bringing INnovation to onGOing water management - a better future under climate change, http://www.projectbingo.eu) ocorreu em junho no LNEC, tendo o tópico chave sido "como criar um impacto duradouro"