Newsletter #4
Dezembro 2019
header
Editorial


O tempo voou, sendo esta a quarta newsletter do LNEC sobre Água e Ambiente! Neste editorial venho salientar a importância de partilhar experiências. Numa casa de investigação que se pauta pela abertura, é fundamental que todos assumamos um papel na divulgação científica, partilha de conhecimentos e experiências. Sendo igualmente fundamental saber ouvir, aprender e inspirar-nos pelos demais.

Nas últimas semanas tenho viajado intensivamente. Com o intuito de vos inspirar, eis algumas mensagens que trouxe na bagagem: Ler mais

Ciência
Life Impetus
"O projeto de investigação LIFE Impetus - Improving current barriers for controlling pharmaceutical compounds in urban wastewater treatment plants (janeiro 2016 a dezembro 2019) visa demonstrar medidas de melhoria do controlo de fármacos em ETAR com sistemas convencionais de lamas ativadas.
O projeto LIFE Impetus assenta em quatro pilares principais: Tratamento melhorado, Monitorização, Benchmarking e Envolvimento de stakeholders.
O projeto LIFE Impetus envolveu um extenso trabalho experimental, desde a escala laboratorial, passando pela demonstração em protótipo à escala piloto até à escala real, com a monitorização do funcionamento de duas ETAR com sistemas de lamas ativadas em regimes distintos de arejamento (ETAR de Beirolas e a ETAR de Faro Noroeste). Saber mais
Inovação
O projeto To-SEAlert
O projeto To-SEAlert tem como objectivo desenvolver, implementar e validar, num sistema WebGIS, um conjunto de ferramentas e metodologias para a previsão do galgamento e da inundação em zonas portuárias e costeiras.
Visa apoiar as autoridades responsáveis pelos processos de tomada de decisão, na monitorização, prevenção e gestão de situações de emergência. O sistema também pode ser utilizado na gestão a longo prazo de portos e zonas costeiras, dando suporte aos decisores (Proteção Civil, Autoridades Portuárias).
As instituições participantes no projeto são o LNEC, a FCIÊNCIAS.ID, a NOVA.ID.FCT e o ISEL. A entidade financiadora é a FCT. Saber mais
 
Consultoria
EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A.

Encontra-se a decorrer o alargamento ao sistema da EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A. da metodologia estabelecida pelo LNEC para previsão de necessidades de investimento em reabilitação, alinhada com os princípios da gestão patrimonial de infraestruturas. Pretende-se determinar o valor patrimonial das infraestruturas (barragens, condutas, etc) que necessitam de ser alvo de reabilitação e analisar as alternativas que contribuem para a sustentabilidade do serviço.
O projeto é coordenado pelo Núcleo de Engenharia Sanitária e, dada a sua multidisciplinaridade, integra investigadores de 5 departamentos do LNEC (Hidráulica e Ambiente, Barragens de Betão, Geotecnia, Materiais e Transportes). Saber mais

O DHA na sociedade
O DHA na sociedade
A Cimeira de Ação Climática das Nações Unidas de 2019 realizou-se na sede da Organização das Nações Unidas em Nova Iorque no dia 23 de setembro de 2019 com o objetivo de falar sobre as alterações climáticas. O encontro congregou representantes de quase 200 países e centenas de jovens. Rita Amaral, bolseira de pós-doutoramento no DHA, foi a primeira representante jovem a integrar a delegação portuguesa nos eventos de alto nível da semana de Assembleia Geral das Nações Unidas. Durante essa semana teve a oportunidade de discutir os desafios mundiais da água e do clima e de partilhar o trabalho que tem vindo a ser realizado pelo LIS-Water, uma iniciativa promovida pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil em parceria com diversas organizações internacionalmente reconhecidas.
Saber mais
  Breves

O projeto H2020 RESCCUE “RESilience to cope with Climate Change in Urban arEas - a multisectorial approach focusing on water”(http://www.resccue.eu/) visa avaliar a resiliência atual e futura das cidades, face às alterações climáticas. No âmbito do projeto está a ser dinamizada uma conferência final, a URCC (#YouAreClimateChange, em Barcelona, dias 9 e 10 de março de 2020) dirigida a todos os que se preocupam com o efeito das alterações climáticas na resiliência das cidades.    

 

No passado mês de outubro foi estabelecido um protocolo de colaboração entre o LNEC e o FABLAB/LABELEC da EDP com o objetivo de agilizar as condições de fornecimento de peças produzidas com base em sistemas subtrativos (CNC) e aditivos (Impressão 3D) e corte de precisão.
Este protocolo permitirá simplificar os procedimentos de subcontratação de terceiros para a produção de peças para modelos reduzidos e instalações experimentais com vantagens para vários núcleos do DHA.

     
DHA participa em programas de rádio de divulgação cientifica:
  • TSF, Encontros com o Património, dedicado ao Farol do Bugio, com a participação do investigador
    André Fortunato.    
  • Antena 1, Ponto de Partida 103 - Água Para o Futuro, com a participação da Diretora do DHA    
 

No dia 20 de novembro, realizou-se no Centro de Convívio do LNEC uma Sessão de apresentação de ações e resultados do projeto ECHO2O-ÁGUA.

Com a participação das diversas Comunidades Experimentais, envolvendo uma faixa etária dos 4 anos até aos seniores, o projeto promove a educação sobre os problemas de escassez de água visando a mudança de comportamentos.